top of page

Problemas de memória ou de concentração? Nem tudo é doença de Alzheimer!

  • Foto do escritor: Dra. Patricia de Carvalho Aguiar
    Dra. Patricia de Carvalho Aguiar
  • 5 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de jan. de 2023

Quando a memória começa a falhar, muita gente fica preocupada se poderia estar começando a apresentar sintomas da doença de Alzheimer, que é a principal doença neurodegenerativa que acomete a memória. No entanto, diante de uma queixa de dificuldade de memorização, há inúmeros fatores a serem considerados. Enumero aqui alguns deles:


  • Qualidade do sono: sono de má qualidade é umas das principais causas de alteração da memória. Muita gente nem se dá conta de que está dormindo mal, apenas acorda com sensação de cansaço. Algumas pessoas sofrem de apneia obstrutiva do sono e nem sabem disso. É importante investigar se há alterações no padrão de sono com uma boa anamnese e, eventualmente, um exame de polissonografia.


  • Deficiências nutricionais: deficiências de algumas vitaminas, principalmente as do complexo B (B1, B12), podem levar a alterações de memória. Essa deficiência pode ser encontrada em pessoas que têm alterações gástricas que dificultam a absorção de vitamina B (por exemplo, atrofia da mucosa gástrica por abuso de álcool; cirurgias que retiram parte ou a totalidade do estômago) ou pessoas com deficiência de vitamina B na alimentação (observada principalmente entre vegetarianos que não fazem a suplementação adequada). As alterações são reversíveis com a reposição da vitamina B.


  • Deficiência hormonal: é importante fazer check-up regular dos hormônios da tireoide. O hipotireoidismo é uma causa importante de alterações cognitivas que podem melhorar com o tratamento de reposição hormonal.


  • Alterações do humor: depressão e ansiedade são causas importantes de déficit de memória e atenção. O tratamento adequado pode restabelecer as funções cognitivas.


  • Uso de álcool e outras drogas depressoras da memória: uso abusivo de álcool ou uso inadequado de medicamentos psicoativos podem interferir bastante na capacidade de memorização. O uso crônico abusivo do álcool e outras drogas podem levar a alterações irreversíveis.


  • Neuroinfecção: algumas infecções do sistema nervoso podem cursar com quadro de alteração de memória/comportamento. São quadros que requerem uma rápida intervenção.


Uma avaliação neurológica minuciosa é sempre importante para identificar as causas de alteração de memória, indicando o tratamento correto.

Comentarios


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES DESTE SITE NÃO DEVEM SER ADOTADAS PARA DIAGNÓSTICO E NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA A UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE

Política de privacidade

© Copyright Dra. Patricia de Carvalho Aguiar
bottom of page